

Sobre Mim
Mestranda em Ensino e Aprendizagem da Arte na ECA-USP, sob orientação da Profa. Dra. Regina Machado, desenvolve a dissertação Considerações sobre a presença de narradoras de histórias em obras literárias – A arte de SerEstar histórias (2023–2025). Sua pesquisa articula literatura, oralidade e presença, com foco em narradoras mulheres.
Formação
Especialização em A Arte de Contar Histórias – A Casa Tombada (2014–2016).Graduação em Comunicação Social (Rádio e TV) – Universidade Metodista de São Paulo (2001–2004).Graduação em Direito – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1992–1996).Técnico em Artes Cênicas – SENAC São Paulo (2007–2008).
Aprofundou-se em linguagem das máscaras com Ricardo Napoleão, Christiane Paole Quito e Cida Almeida, experiências que lhe trouxeram a fisicalidade, o jogo e o improviso como fundamentos da cena.
Na arte de narrar histórias, estudou com mestres brasileiros como Alessandra Giordano, Simone Grande, Ana Luísa Lacombe, Letícia Liesenfeld e Giuliano Tierno, além de artistas internacionais como Mayrame Martineau, Geneviéve Marier (Canadá) e Janis Mackay (Universidade de Edimburgo).
Experiência profissional
Entre 2002 e 2013 integrou a equipe da Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Cultura, atuando em produções que marcaram gerações, como Vila Sésamo, Teatro Rá-Tim-Bum, Quintal da Cultura e Traquitanas. Também colaborou com a Mostra Internacional de Cinema e o festival É Tudo Verdade, além de coordenar temporadas da série O Porco e o Magro (BMF Bovespa). Essa vivência consolidou sua experiência em projetos que unem arte, educação e democratização cultural.Foi proponente e dramaturga do espetáculo infantil O Travesseiro Azul (ProAC-ICMS, 2011), e participou de projetos como Merlim e o Rei, Merlim, Arthur e o Bobo, Dente de leite, Tam Lim, entre outros.
Criações recentes (2024–2025)
Alinhavos (2025) – espetáculo solo de histórias costuradas com memória e música, premiado pela Lei Aldir Blanc em Bragança Paulista.
Palavra Afrodisíaca (2025) – noite de narrativas autorais (Casa Lebre).
Tramas da Fortuna (2025) – roda de histórias sobre destino e escolhas (Casa Lebre).
Amare (2024) – contos sobre encontros e mares, com Kelly Orasi.
A chave do querer (2024) – sessões infantis no Sesc Jundiaí.
Show Serrinha (2024) – narração e música no Instituto Serrinha.
Vivência de Contos e Histórias (2024) – encontros de partilha de narrativas (Casa Lebre).
Projetos audiovisuais e televisivos
Série O Menino Mais Rico do Mundo (TV Rá-Tim-Bum) – participação como atriz.
Quintal da Cultura (TV Cultura) – participações especiais como narradora de histórias e atriz convidada.
History Channel – Contato Extraterrestre: OVNIs e Seres – participação como narradora/atriz convidada em episódio completo.
Publicações
A menina que foi rio – livro infantil (Aletria, 2021).
Três livros/audiolivros infantis para a Fundação Dorina Nowill (2022).
Artigos: A pele da narradora de histórias (Narra-te Cidade, 2017); Sobre vozes silenciadas, peles roubadas e as histórias de mulheres (Contar histórias – uns passaram outros passarinhos, Univille, 2022).
Prêmios e reconhecimentos
Prêmio de Mérito Cultural – Prefeitura de Bragança Paulista (2025).
Lei Aldir Blanc – Bragança Paulista, com o projeto Alinhavando histórias de mulheres (2024).
Prêmio PROAC LAB – A História que Veio do Mar – Mulher Foca (2020).
Prêmio Funarte RespirArte – Tam Lim e Janet (2020).
Prêmio de Sustentabilidade Coca-Cola FEMSA – O Menino Mais Rico do Mundo (2012).
Festivais e encontros de narração de histórias
Participou como narradora convidada em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles:
2º Teias de Ananse (Joinville, 2024).
Contos e Caldos (São Paulo, 2024).
Boca do Céu – narradora nacional convidada (2022).
Festival Literário de São Sebastião (2022).
Boca do Céu (online, 2020).
9º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias (online, 2020).
8º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias (Londrina, 2019).
Ensino e partilha
É professora convidada da Pós-graduação em Narração Artística da Casa Tombada desde 2018 e ministra oficinas em instituições como Sesc, Sesi e festivais de narração de histórias.
Em 2020, ministrou no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo o curso derivado do projeto Mulheres Fabulosas, em parceria com Alexandra Pericão. Em 2025, retornou ao CPF-Sesc como docente convidada com o curso Narradoras de histórias – um mosaico literário, aprofundando reflexões sobre oralidade, narradoras e presença.Sua prática pedagógica é atravessada pela escuta, pela presença narrativa e pelo gesto de partilha que sustenta a arte de narrar.